A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou, neste sábado (6/12), da mesa de abertura do Congresso Nacional Interdisciplinar dos Direitos da Pessoa com Câncer (Conidep 2025), realizado no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Advogados (ABA) e pela Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Câncer (CNDDPC).
Também fizeram parte da mesa o presidente nacional da ABA, Esdras Dantas, a diretora geral da ABA/RJ, Elaine Molinaro, a presidente da CNDDPC, Cíntia Possas, a representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ângela Coe, e a vice-presidente da comissão, Michelle Carnaúba. “Foi um momento de pura emoção para quem já teve que conviver com a doença, como foi o meu caso e o da própria Cíntia”, afirmou Rita Cortez.
O congresso durou o dia todo e foi dedicado ao conhecimento, à troca entre especialistas, ao fortalecimento da rede de apoio e ao compromisso ético com quem enfrenta o câncer − desde o acolhimento inicial até as discussões mais avançadas sobre políticas públicas e atuação jurídica. “Um trabalho notável desenvolvido pela comissão da ABA designada para tratar desse relevante assunto e tão bem presidida pela advogada Cíntia Possas”, ressaltou a presidente do IAB.
Ela foi homenageada com uma medalha: “Fiquei honrada por receber uma medalha que expressa a resiliência e a superação de pessoas afetadas pela doença, mas que nunca desistiram de enfrentá-la”. O sábado foi de conhecimento, articulação e propósito com especialistas, lideranças, profissionais da saúde e da advocacia reunidos em um só movimento: colocar a pessoa com câncer no centro das decisões. “Foi um dia de muito afeto, falas potentes e, principalmente, de conscientização das participantes”, pontuou Rita Cortez.