O lançamento do livro O Advogado Exponencial na Era da IA, de Alexandre Atheniense, contou com a presença do secretário-geral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Bernardo Gicquel, do diretor da Escola Superior da entidade (Esiab), Ilan Leibel Swartzman, e do membro do Conselho Superior Carlos Reis Veloso. O evento aconteceu nesta quinta-feira (27/11), durante o 4º Congresso Cesa das Sociedades de Advogados, realizado em São Paulo. “Trata-se de uma obra essencial para os novos tempos da advocacia”, comentou Gicquel.
A obra, apresentada pelo autor como parte do projeto “Advogado Exponencial”, traz reflexões e orientações sobre a evolução tecnológica da advocacia na era da inteligência artificial, indo além de conteúdos técnicos tradicionais. O projeto, de natureza multiplataforma, inclui uma série de oito episódios no YouTube e um podcast no Spotify, ambos conduzidos pelo advogado e jornalista Alexandre Secco, e reúne metodologias práticas aplicadas em dezenas de escritórios, além de ferramentas e abordagens que buscam preparar profissionais para uma atuação mais eficiente e inovadora.
Com quase quatro décadas de experiência em Direito Digital e Proteção de Dados, Alexandre Atheniense desenvolve um trabalho voltado à adequação de empresas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e à defesa de pessoas afetadas por decisões automatizadas.
O lançamento ocorreu no contexto das discussões promovidas pelo Congresso Cesa, que este ano tem como foco central a influência da tecnologia e da inteligência artificial no exercício profissional e na gestão de sociedades de advogados.