O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado pela consócia Monica Alexandre no 34º Encontro dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Emat 2025), que teve como tema o Assédio nas Relações Institucionais e no Ambiente de Trabalho. Nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), magistrados e especialistas refletiram sobre a temática em diferentes painéis.
O evento foi promovido pela Escola Judicial (Ejud1) do TRT-RJ em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1). “Esse encontro visa a estabelecer linhas gerais de confluência entre a atuação da magistratura e as demandas da advocacia e da sociedade”, ressaltou Monica Alexandre.
Na solenidade de abertura, o presidente do TRT-RJ, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, destacou a importância do evento e ressaltou o valor simbólico e prático do encontro. “O Emat cumpre justamente esse papel de aproximação e fortalecimento de vínculos, sobretudo em um cenário em que o quadro de magistrados se ampliou, tornando mais difícil a convivência entre gerações. É gratificante ver essa tradição sendo retomada”, afirmou.
A diretora da Ejud1, desembargadora Sayonara Grillo Coutinho, reforçou o caráter histórico do Emat. “Apesar das dificuldades que levaram a uma pausa recente, é muito gratificante estarmos aqui renovando práticas que fazem parte da nossa história. Em tempos de aceleração e rupturas, valorizar permanências institucionais é motivo de grande satisfação”, disse a magistrada.
Por sua vez, a presidente da Amatra1, juíza Daniela Valle da Rocha Muller, destacou o resgate de uma tradição iniciada em 1987: “A história da Amatra1 também se confunde com a da própria Justiça do Trabalho, tendo papel ativo em processos decisivos, como a Constituinte de 1988. Foi nesse espírito que ocorreu o primeiro Emat, no Rio de Janeiro, em pleno processo constituinte. Desde então, o encontro se tornou uma tradição, unindo debates jurídicos e confraternização”.
Da esq. para a dir., Monica Alexandre e Valdete Souto Severo
A programação do primeiro dia incluiu, além da abertura, o Painel 1 – Assédio Moral, mediado pelo juiz do Trabalho Felipe Vianna Rossi Araújo. Os debatedores foram a assistente social do TRT-RJ Karla Fernanda Valle; o professor de Direito da Uerj e procurador do Município do Rio de Janeiro Rodrigo Brandão Viveiros Pessanha e a psicanalista Nelisa de Araújo Guimarães.
No segundo dia, em que Monica Alexandre esteve presente, foram debatidos temas como assédio processual, instrumentalização do processo e litigantes habituais, e assédio sexual nas relações de trabalho, com a participação de magistrados, magistradas e especialistas renomados, incluindo a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes (TST) e a juíza Luciana Paula Conforti, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), que fez a conferência de encerramento.