Gestão Rita Cortez

2025/2028

Graduandos em Direito da UFRRJ visitam a Casa de Montezuma

O plenário histórico do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) recebeu, nesta sexta-feira (12/9), cerca de 20 alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em uma visita marcada pelo contato com a história da advocacia nacional, eles foram apresentados às atividades da entidade, seu processo de fundação e temas importantes que atravessam os debates travados pelos associados.

O diretor da Escola Superior do Instituto (ESIAB), Ilan Swartzman, e o presidente da Comissão de Direito Cooperativo, Paulo Renato Fernandes da Silva, foram os responsáveis por receber o grupo de estudantes. Ao falar sobre o papel do IAB na história do Direito, Swartzman ressaltou a figura do primeiro presidente da entidade, Francisco Gê Acaiaba de Montezuma.

Da esq. para a dir., Paulo Renato Fernandes da Silva e Ilan Swartzman

Nascido em Salvador, Montezuma, além de advogado, foi diplomata, ministro de Estado e senador pela, à época, Província da Bahia. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, ele fundou o IAB e foi pioneiro na maçonaria brasileira, sendo a maior autoridade maçônica do País durante sua vida. Uma das grandes lutas encabeçadas por Montezuma, que era negro, foi a abolição da escravidão no Brasil.

Swartzman também falou sobre a criação da OAB, em 1930. Depois de fundar a instituição que cuidaria das questões relativas à classe, o IAB passou a se dedicar ao aprimoramento do Direito e ao estudo das normas jurídicas.

Os debates travados na entidade, assim como ressaltou Paulo Renato Fernandes da Silva, têm como objetivo elevar o nível acadêmico do trabalho dos profissionais jurídicos. “Todos têm o direito de falar e apresentar suas opiniões. Divergir, na academia, é um elogio porque significa que o outro ouviu, processou e devolveu com alguma observação. Isso é muito importante e no IAB temos essa pegada”, disse o advogado.

Os estudantes também foram convidados a participar dos cursos da Escola Superior do IAB, que também são abertos para graduandos. Ilan Swartzman contou que entre outubro e novembro serão lançadas novas formações complementares, envolvendo temas como inteligência artificial, registro de marca, provas digitais, direito notarial e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “São temas fundamentais do dia a dia. Se vocês ainda não utilizam, vão em algum momento passar a utilizar com constância na vida profissional, independente da área de atuação”, reforçou o diretor.

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live