A cerimônia de celebração dos 198 anos dos cursos jurídicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contou com a presença do representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em Pernambuco, Fábio Tulio Barroso. O evento, realizado nesta segunda-feira (11/8), fez referência à fundação da Faculdade de Direito do Recife (FDR), o curso mais antigo da UFPE. “A instituição é um dos berços do ensino jurídico no Brasil e segue na defesa intransigente na defesa da soberania nacional e do Estado Democrático de Direito”, disse o advogado.
No ato solene de celebração, a Faculdade de Direito do Recife e o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) lançaram o Projeto 200 Anos da Faculdade de Direito, que prevê uma série de atividades comemorativas rumo ao bicentenário. O objetivo é ressaltar a importância histórica e a tradição da Faculdade de Direito do Recife, uma das mais antigas e respeitadas do País.

Durante o evento, o diretor da FDR/UFPE, professor Torquato de Castro Júnior, e a presidente do IAP, Érika Ferraz, também anunciaram uma novidade: a reinstalação da sede do IAP nas dependências da faculdade. A mudança, que já teve seus trâmites iniciados, marca um retorno às origens, já que o instituto funcionou na FDR por um longo período antes de ocupar sua sede atual.