No lançamento da revista eletrônica Os dilemas e desafios da advocacia trabalhista fluminense na pandemia, em homenagem a Antônio José Barbosa da Silva, ex-presidente da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat) e da subseção da OAB/RJ em Niterói, nesta sexta-feira (13/8), no canal da Seccional no YouTube, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado pelo 3º vice-presidente, Carlos Eduardo Machado. “Homenagens como essa são importantes para o devido reconhecimento de um grande profissional da advocacia, atividade indispensável à democracia, especialmente neste gravíssimo momento enfrentado pelo País”, afirmou Carlos Eduardo Machado.
O 3º vice-presidente do IAB disse ainda: “A presidente Rita Cortez pediu que eu registrasse o seu afeto pela Afat e, especialmente, por Antônio José Barbosa da Silva, que todos nós sempre chamamos carinhosamente de Toninho e que conheci numa campanha da OAB na Avenida Amaral Peixoto, em Niterói, cidade em que nasci e vivi até os 10 anos de idade”.
Do lançamento da revista, uma iniciativa do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ e da Afat, participaram os presidentes da Seccional, Luciano Bandeira; da subseção de Niterói, Claudio Viana, e da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes; a vice-presidente da Afat, Cristina Targino, e a diretora da Escola Superior da Afat, Ana Paula Silva de Araújo, coordenadora da revista.
Luciano Bandeira falou sobre sua relação com o homenageado: “Eu tenho uma ligação afetiva muito forte com o Antônio José Barbosa da Silva, porque ele representa bem o que é ser um advogado com intensa atuação na OAB, razão pela qual está recebendo esse destaque promovido pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional”.