O 2º vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior, representou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na solenidade virtual de posse da nova Diretoria da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará (Atep), na noite desta sexta-feira (25/6). No triênio 2021/2024, a entidade será presidida pela advogada Mary Cohen e terá como vice-presidente, Renato Coutinho. O representante do IAB propôs uma parceria acadêmica e cultural com a Atep: “A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, me pediu que, em seu nome, parabenizasse a nova diretoria e informasse que o Instituto está aberto à assinatura de um Termo de Cooperação com a Atep para a realização de eventos conjuntos voltados para a produção e a propagação de conhecimentos jurídicos”.
Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior também disse que “a parceria entre o IAB e a Atep será de extremo valor para a advocacia trabalhista, haja vista as histórias de lutas vivenciadas pelas duas instituições”. Conduzida por Daniel Rodrigues Cruz, que presidiu a entidade nos últimos três anos, a solenidade contou com as participações dos presidentes da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Otávio Pinto e Silva; da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Amatra VIII), juiz Saulo Mota, e da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), André Sturaro, e da diretora-tesoureira adjunta da OAB/PA, Ana Ialis Baretta, entre outros.
A Atep foi fundada em 1979, por iniciativa dos advogados Célio Simões e Miguel Serra, que se tornou o primeiro presidente da entidade. A impetração de um mandado de segurança para garantir o efetivo cumprimento do direito dos advogados paraenses de terem acesso aos autos na Justiça do Trabalho do estado, uma antiga reivindicação da advocacia paraense, é considerado o primeiro ato da associação.