NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Sexta, 15 Maio 2020 21:04

Rita Cortez diz que luta por igualdade de gênero tem que ser travada com ‘solidariedade’

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou da abertura do I Encontro Virtual da Mulher Advogada da Região Sudeste, transmitido nesta sexta-feira (15/5) pela plataforma Zoom. “A luta pela garantia da igualdade de gênero tem que ser travada com afeto, solidariedade e sensibilidade social”, afirmou Rita Cortez, para quem “o diálogo tem que substituir a política de ódio que hoje existe no País”. Organizado pelas comissões dedicadas à mulher advogada das seccionais da OAB do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, o evento foi aberto pelo vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Luiz Viana Queiroz, que representou o presidente, Felipe Santa Cruz.
No início da sua fala, Rita Cortez prestou homenagem aos médicos, enfermeiros e auxiliares que estão no front do combate à pandemia. “Os profissionais da área da saúde, em sua maioria, mulheres, são os verdadeiros heróis e heroínas deste momento dramático por que passa o País”, destacou. Segundo ela, “o IAB continuará firme no seu posicionamento de que a prioridade é salvar vidas e evitar a catástrofe humanitária prevista pelos cientistas da Fiocruz, caso não sejam reforçadas as medidas de isolamento social”.

Ao abrir o evento, o vice-presidente do CFOAB comentou a respeito da dupla jornada enfrentada pelas mulheres. “Elas estão vivendo um momento difícil com a sobrecarga do trabalho em casa”, disse. De acordo com Luiz Viana Queiroz, “a pandemia revelou as diferenças de gênero na sociedade brasileira, inclusive em relação à divisão das tarefas nos lares”. Rita Cortez concordou: “A responsabilidade doméstica cai sobre os ombros das mulheres”.

A presidente do IAB falou sobre os efeitos da Covid-19 em várias áreas. “É preciso priorizar a vida humana e adotar medidas que evitem o caos social, pois a nossa crise sanitária é também uma crise econômica, política e social”, acresentou. A advogada informou, ainda, o apoio dado pelo IAB à campanha #quarentenasim #violêncianão, que alerta para o aumento da violência doméstica no período de isolamento social. A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB, Daniela Borges, se referiu à presidente do IAB como “uma inspiração e um exemplo para a advocacia brasileira”.

Também participaram da abertura a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio, e a vice-presidente da Seccional de MG, Helena Delamônica, coordenadoras do encontro, e os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira; da OAB/SP, Caio Augusto Silva dos Santos; da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior, e da OAB/ES, José Carlos Rizk Filho.

Foram realizadas quatro mesas temáticas: ‘Direitos humanos da mulher: viver sem violência’, ‘Mulheres no trabalho’, ‘Mulheres na política e economia’ e ‘Encarceramento feminino’.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173