NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Segunda, 31 Maio 2021 16:46

‘Mais do que discursar, é preciso atuar em defesa da igualdade’, afirma Rita Cortez em evento da OAB 

A presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou na manhã desta segunda-feira (31/5) a mesa virtual de abertura do evento Diálogos interraciais de maio: abolindo as fronteiras e desigualdades entre raças, povos e etnias, evento promovido pela OAB Nacional, no canal da entidade no YouTube. “Na cultura dos direitos humanos não podem existir doutrinas e práticas que tenham por base uma pretensa superioridade, seja de raça, gênero ou religião”, afirmou a advogada, para quem, “mais do que discursar, é preciso atuar em defesa da igualdade”. 
Ao comentar iniciativas voltadas para o combate efetivo às desigualdades, Rita Cortez destacou o parecer produzido pela Comissão de Igualdade Racial do IAB, estabelecendo os aspectos jurídicos que amparam a aplicação da reparação da escravidão. De acordo com a advogada, o parecer, aprovado por aclamação pelo Plenário do IAB na sessão ordinária virtual realizada no dia 9 de setembro de 2020, “é um documento histórico”. O Instituto propôs a responsabilização dos autores das violações de direitos humanos, a reparação financeira às vítimas e a prevenção à recorrência dos crimes.  

Organizado pelas comissões nacionais de Promoção da Igualdade e de Direitos Humanos da OAB, o encontro foi aberto pelo ex-presidente do Conselho Federal Cezar Britto, que representou o presidente, Felipe Santa Cruz. A palestra de abertura foi feita pelo diretor do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, Ricardo Rabinovich Berkman, que falou sobre História do Direito – povos e etnias. 

Também integraram a mesa de abertura o vice-presidente da OAB, Luiz Viana Queiroz; a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Sílvia Cerqueira; o presidente em exercício da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Everaldo Patriota; a conselheira federal Cléa Carpi da Rocha; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Flávia Pessoa; a presidente da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento, e a juíza do Trabalho aposentada do TRT2 (SP) Mylene Pereira Ramos Seidl. 

Nos painéis estão sendo discutidos vários temas, tais como A influência dos povos indígenas no Direito brasileiro, A contribuição do judaísmo e do islã no desenvolvimento do Direito Internacional, Diálogo África Subsaariana e o Brasil, na construção de um novo Direito e Justiça pós diaspórica e Contribuição cultural do povo cigano para promoção da igualdade. O presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB, Humberto Adami, que também preside a Comissão da Igualdade Racial do IAB, vai integrar a mesa de encerramento, na noite desta segunda-feira (31/5). 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173