NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quinta, 19 Novembro 2020 00:24

Instituto firma parcerias acadêmicas e culturais com quatro entidades 

“A nossa gestão tem priorizado, desde o primeiro mandato, o fechamento de parcerias com instituições da área jurídica, com o objetivo de promover ações conjuntas que contribuam para o aperfeiçoamento do Direito”, afirmou a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, na sessão ordinária especial desta quarta-feira (18/11). O IAB firmou parcerias acadêmicas e culturais com a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), a Escola Superior de Direito Eleitoral (Esdel), a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e o Instituto Edésio Passos (IEP).  
Os Termos de Cooperação foram assinados por Rita Cortez e os presidentes da ANPT, José Antonio Vieira de Freitas Filho; da Esdel, Vânia Siciliano Aieta; da Abradep, Marcelo Weick Pogliese, e do IEP, André Passos. “A ANPT, que tem como novo presidente o procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro José Antonio Vieira de Freitas Filho, está em muito boas mãos”, ressaltou Rita Cortez. 

O presidente da ANPT, que tomou posse no cargo no dia 15 de maio último, falou sobre a importância da parceria firmada: “A ANPT está imensamente honrada em assinar este Termo de Cooperação com o IAB, que resultará em inúmeras e profícuas ações e projetos acadêmicos voltados para os estudos jurídicos”. O procurador do Trabalho disse também que a assinatura “é ainda mais especial, por ocorrer na presidência de Rita Cortez”. 

 
José Antonio Vieira de Freitas Filho e a vice-presidente da ANPT, Lydiane Machado e Silva



Ao firmar o convênio com o IEP, a presidente do IAB destacou a figura do jurista que dá nome à entidade, fundada em 2016: “Edésio Passos foi um dos mais brilhantes advogados trabalhistas do País”. Após a assinatura virtual do Termo de Cooperação, André Passos tratou o momento como “um sonho que está sendo realizado, pois Edésio Passos, que foi membro do IAB, sempre lutou pelo fortalecimento da advocacia”. De acordo com ele, o IEP se dedica ao estudo do mundo do trabalho e sindical e à defesa da democracia. 

 
André Passos


“Rita sempre foi uma referência para a advocacia do Rio de Janeiro”, afirmou Vânia Siciliano Aieta, ao assumir a tribuna virtual para falar da parceria firmada com o IAB. Ainda de acordo com ela, que é membro das comissões de Direito Constitucional e Direito Eleitoral do IAB, a Esdel, fundada há 20 anos, desenvolveu muitos estudos nos últimos anos.  

 
Vânia Siciliano Aieta


Oligopólios partidários – “Investimos em pesquisas voltadas para temas como direitos políticos dos presos, modelos de financiamento de campanha, enfrentamento dos oligopólios partidários e fomento da participação dos negros e das mulheres nos espaços políticos”, relacionou. Vânia Aieta convidou o IAB a participar do projeto de criação, em 2021, da Escola de Política para Jovens. “A ideia é termos um espaço, sem viés partidário, voltado para a difusão de noções de cidadania e ciência política”, adiantou. 

Marcelo Weick Pogliese comentou a aproximação da Abradep com o IAB. Segundo ele, “o IAB é o grande timoneiro do debate jurídico nacional, o que muito contribuirá com o trabalho desenvolvido pela Abradep”. O presidente disse que sua entidade tem participado de debates com parlamentares federais. 

 
Marcelo Weick Pogliese


Ele falou sobre os próximos desafios: “Estamos nos preparando para discutir grandes mudanças no Direito Eleitoral, que deverão ocorrer no próximo ano, conforme anunciado pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso”. Rita Cortez, por sua vez, disse que “são mudanças que demandam atenção, por sua importância para a democracia brasileira”. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173