NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quarta, 07 Outubro 2020 23:12

Instagram do IAB dobra de tamanho em período marcado pela realização de 60 eventos virtuais

A audiência no perfil do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no Instagram mais que dobrou em 2020. O total de seguidores chegou a 9.405 no final de setembro, num aumento de 117,8%, considerando que, em dezembro de 2019, o perfil era acompanhado por 4.319 pessoas. Além disso, os 5.086 novos seguidores que surgiram de janeiro a setembro superaram em 143% os 2.092 que passaram a seguir o Instituto em todo o ano de 2019. O aumento de seguidores, não somente no Instagram, mas também no Facebook e no Twitter, está diretamente relacionado aos 60 eventos on-line e gratuitos, entre lives e webinares, realizados pelo IAB durante a pandemia.  
Os eventos virtuais trouxeram a facilidade de reunir pessoas de vários estados e até de outros países, sem maiores custos e sem necessidade de organizar com muita antecedência. "O aumento significativo de nossa participação ativa nas redes sociais e plataformas digitais é fruto do esforço de uma equipe de profissionais formada por nossa Assessoria de Imprensa e a recém-criada Diretoria de Tecnologia e Inovação”, afirmou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez.  

A presidente destacou também que a Covid-19 exigiu a criação de alternativas. “A realização de inúmeros eventos a distância, neste período de pandemia, nos conduziu a buscar alternativas de comunicação, sendo decisivo o trabalho cultural e educacional promovido pela diretora Leila Pose e pelos presidentes de comissões”, disse.  

 
O gráfico demonstra o crescimento mensal de seguidores no Instagram, este ano



Rita Cortez falou também sobre o canal no YouTube. “A TVIAB hoje é uma realidade, transmitindo e reproduzindo eventos de altíssima qualidade”. Para a presidente, “os números demonstram que o IAB está vivo e, sem dúvida alguma, preparado para enfrentar os novos desafios”. As estatísticas apontam que o número de inscritos no canal TVIAB, onde são transmitidos os webinares, quase dobrou: passou de 1.198, em janeiro deste ano, para os atuais 2.373 (aumento de 98%).  

‘Mundo de oportunidades’ – A chefe da Assessoria de Imprensa, Fernanda Pedrosa, também comentou o crescimento da audiência nas plataformas digitais. “Ocorreu um boom das redes sociais, de um modo geral, na pandemia, por sua capacidade de manter as pessoas unidas e produtivas”, disse a jornalista. Segundo ela, “no final das contas, as redes sociais não são somente um território livre para discursos de ódio, mas também um poderoso meio de democratização do conhecimento, que abre um mundo de oportunidades a serem exploradas”. 

 
Até setembro de 2020, o número de novos seguidores no Instagram superou o de todo ano passado



Como exemplo da facilidade proporcionada pela tecnologia para reunir numa plataforma digital pessoas de lugares distantes, podemos citar o webinar ‘O clube-empresa e a experiência internacional’, realizado no dia 22 de setembro, no canal TVIAB. Organizado pelo presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Nacional, Tullo Cavallazzi Filho, e aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, o bate-papo reuniu palestrantes da Espanha, Portugal e Itália.   

Vale registrar, também, que o avanço tecnológico permitiu ao advogado Ricardo Castanheira, conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto à União Europeia, participar, diretamente de Bruxelas (Bélgica), do webinar ‘Revisitando os desafios da economia criativa na pandemia’. O evento, realizado no dia 22 de maio, foi conduzido pelo 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches. 

A tecnologia permitiu ainda que, da Sessão Solene virtual em comemoração aos 177 anos do IAB, no dia 7 de agosto, participassem ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM), além dos representantes institucionais estaduais titulares e adjuntos do IAB por todo o País.  

Produtividade – A pandemia não parou a produtividade do IAB, que se refletiu também na quantidade de posts feitos para as redes. Mesmo com o Instagram em destaque, a página do IAB no Facebook continuou crescendo. Em 2020, o total de seguidores chegou a 64.615 no final de setembro. São 4.431 seguidores a mais somente neste ano, um aumento médio de quase 500 por mês.
 
Foram feitas 352 publicações no Facebook, 20% a mais que no mesmo período do ano passado. A postagem com o maior número de pessoas alcançadas (11.034) foi ‘Nota de repúdio a intimidações contra instituições da República e da sociedade civil’. 

No site, a seção Notícias recebeu 303 posts, superando os 293 publicados de janeiro a setembro de 2019. Houve 170.186 acessos ao site, dos quais 76.422 (44,9%) direcionados à seção Notícias. Das notícias publicadas este ano, as mais acessadas foram ‘As faculdades de Direito nunca formaram tantos fascistas como nos últimos anos’, afirma Lenio Streck (com 1.581 acessos) e Com o avanço do novo coronavírus, todos os consócios poderão votar por e-mail na eleição do dia 25/3 (814 acessos). 

No perfil no Twitter, o total de seguidores chegou a 1.790, sendo que 243 ingressaram este ano, 57,8% a mais que no mesmo período de 2019.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173