NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Segunda, 27 Julho 2020 15:31

Dias Toffoli destaca ‘a importância do IAB, presidido por Rita Cortez’, na abertura de congresso da OAB

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra virtual, nesta segunda-feira (27/7), na solenidade de abertura do I Congresso Digital Covid-19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia. Organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e pela Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), o evento, que tem quase cem mil inscritos e se estenderá até sexta-feira (31/7), é considerado o maior congresso jurídico em ambiente digital do mundo. A conferência magna de abertura foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que ao falar sobre o papel da advocacia ressaltou “a importância do IAB, presidido por Rita Cortez”. 
Ao nomear os integrantes da mesa de honra, o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, destacou a presença da advogada. “A presidente do IAB tem trabalhado em absoluta harmonia com a Ordem”, afirmou Felipe Santa Cruz. Rita Cortez comentou o grande interesse do público pelo congresso. “É um evento inédito no formato digital, com expressiva participação da advocacia e de estudantes de Direito”, disse. De acordo com a advogada, “os quase cem mil inscritos demonstram que todos que participam do sistema de justiça estão comprometidos com o debate sobre o pós-pandemia, a partir da análise das repercussões jurídicas e sociais da crise sanitária”, afirmou.  

A presidente falou, ainda, sobre a presença do Instituto no congresso. “O IAB se sente honrado e engajado nessa discussão, apoiando institucionalmente o evento, que conta com a participação de vários de nossos diretores e membros como palestrantes”, disse. Na quinta-feira (30/7), Rita Cortez presidirá a mesa na conferência magna que será ministrada pela professora Ligia Fonseca Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sobre o tema ‘Luiz Gama – 190 anos. Lições de resiliência e de Direito‘. 

Ao abrir o evento, o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, pediu um minuto de silêncio em solidariedade aos familiares e amigos dos mais de 87 mil brasileiros mortos pela Covid-19. Em seguida, o advogado disse que o congresso “é uma oportunidade para se pensar em saídas para a crise sanitária, econômica, política e social, que tem repercussão direta no mundo jurídico”. Felipe Santa Cruz falou também sobre o papel da advocacia neste momento do País: “Buscar o diálogo e equilíbrio, e manter vigilância, para proteger a Constituição Federal”. 

Também integraram a mesa de honra a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cristina Peduzzi; o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; o secretário-geral da OAB Nacional e coordenador-geral do evento, José Alberto Simonetti; a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público e coordenadora de Comunicação Social da OAB Nacional, Fernanda Marinela; o diretor-geral da ESA Nacional e coordenador executivo do evento, Ronnie Preuss Duarte; a conselheira federal e detentora da Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi da Rocha e vários membros vitalícios do CFOAB. 

Até sexta-feira (31/7), o evento reunirá 513 palestrantes nacionais e internacionais em 168 painéis e 17 conferências magnas. Farão palestras os diretores do IAB Ana Tereza Basílio, Arnon Velmovitsky, Eurico Teles, José Roberto Batochio, Luiz Felipe Conde, Paulo Penalva Santos e Sydney Sanches; a presidente da Comissão da Mulher, Deborah Prates, e o consócio Armando de Souza.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173