NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quinta, 17 Novembro 2022 17:31

Ausência de regulamentação sobre a exploração do gás atrasa o desenvolvimento do Brasil, diz IAB

Luis Fernando Priolli Luis Fernando Priolli

Na sessão plenária desta quarta-feira (16/11), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou o parecer que recomenda a regulamentação do artigo 25, § 2º, da Constituição Federal de 1988, que trata da exploração do serviço de gás canalizado. A necessidade de apreciação do tema por parte do Congresso Nacional, segundo o indicante do parecer, o diretor executivo de Tecnologia e Inovação do IAB, Bernardo Gicquel, se dá pelo fato de que a ausência de integração entre as leis que regem a exploração do gás atrasa o desenvolvimento do País.

Originalmente, o texto da Constituição previa que a exploração do gás canalizado deveria ser realizada de forma exclusiva pelos estados, através de empresas estatais ou concessões. A divergência na interpretação da norma levou ao processo de modificação do texto cinco anos depois da promulgação. A Emenda Constitucional nº 5/95 retirou da norma a ideia de exclusividade e os termos “empresa estatal”, além de vedar a edição de medida provisória em caso de regulamentação. O parecerista Luis Fernando Priolli explicou que, à época da emenda, a ação era vista como uma abertura para possibilitar a privatização.

O parecer, que teve a relatoria de Priolli e do membro da Comissão de Direito Constitucional Gabriel Lima Marques, indica que o Legislativo federal deve se debruçar sobre a questão para retirar os entraves atuais do crescimento energético do setor. “Recomendamos ao Congresso Nacional que regulamente o artigo 25, § 2º, porque enquanto não houver regulamentação os estados vão legislar conforme os seus interesses locais. Só que o gás se transformou em uma indústria de rede, então precisamos de um arcabouço jurídico-nacional. A intenção é dizer os caminhos que os estados devem trilhar para não perder a possibilidade de o Brasil se reindustrializar em cima de um produto que o País tem em abundância. Por incrível que pareça, o gás está sendo reinjetado nos poços, ou seja, poderia estar sendo escoado para diminuir as desigualdades sociais e para alavancar a economia nacional”, justificou Priolli.

Para Bernardo Gicquel, unificar na Federação as leis sobre a exploração do gás natural será um avanço para o Brasil. “Acabamos de passar por uma crise das hidrelétricas e o gás foi a solução, mas até o momento muito caro. Se tivéssemos um setor mais estruturado e podendo ter um custo menor, talvez o nosso problema hoje com a energia cara tivesse um outro desfecho”, avaliou. O parecer conclui, portanto, que o desenvolvimento da exploração de gás, que é uma atividade em potencial, está condicionado à unificação das normas sobre o tema através da regulamentação do texto constitucional.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173