AGENDA DOS PARCEIROS

EVENTOS // CURSOS // LANÇAMENTOS

[IMB-ENSIM] O Brasil na Segunda Guerra Mundial

Dias 17, 19 , 24 e 26 de outubro das 19h às 20h30

Conhecimento é o melhor investimento.

Curso virtual do IMB: O Brasil na Segunda Guerra Mundial

- A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

O Presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB convida para o curso virtual “O Brasil na Segunda Guerra Mundial – A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial”, que a instituição promoverá, através da Escola Nacional Superior do IMB (ENSIM), de 17 a 26 de outubro, duas vezes por semana (segundas e quartas), das 19h às 20h30.

As aulas serão ministradas pelo Professor Sérgio Paulo Muniz Costa (Doutor em Ciências Militares) e coordenadas pelo Diretor de Cursos e Conclaves do IMB, Desembargador Rogério de Oliveira Souza.

As inscrições, no valor de R$40, com pagamento Paypal, Depósito Bancário ou Pix, possuem vagas limitadas e devem ser feitas exclusivamente pelo site do IMB: https://www.imb.org.br/index.asp?pg=ModEvento.asp&H=Y1961DD5095hZ1Ck8982115Z319C385713317azE

O Certificado será emitido pela Escola Nacional Superior do IMB (ENSIM), mediante frequência de 90%. As aulas, de 90 minutos cada, possuem capacidade para 98 pessoas na Sala Virtual da plataforma Zoom. Informações pelo telefone (21)2533-7843 ou pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Além de Doutor em Ciências Militares, o Professor Sérgio Paulo Muniz Costa é historiador, sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IGHB) e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Foi colunista do jornal Diário do Comércio (São Paulo, SP), com artigos publicados na Folha de São Paulo, Globo e Jornal do Brasil. Foi Chefe da Seção de Ensino de Geografia e História Militar da Academia Militar das Agulhas Negras, Delegado do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, em Washington, DC e Chefe da Assessoria de Comunicação Social da Vice-Presidência da República. É autor dos livros: “Os Pilares da Discórdia: fundamentos de uma incerteza” (BIBLIEX, 1995), “Diálogos: acontecimentos e história no Brasil contemporâneo” (CRV, 2013), “História e Conhecimento: suas conexões e perspectivas” (Editora UFPR, 2014), “A Construção da Fronteira Sul. A guerra de 1825” (IHGRGS, 2015), “Idade Média: mil anos no presente” (Editora PUCRS, 2016), “Cinco Séculos de História Militar do Brasil: espaço, cultura, sociedade e nação” (WalPrint, 2021).

 

Programa

 

17/10/22 (segunda): 1ª Sessão – Antecedentes da participação no conflito

A Segunda Guerra Mundial não pegou o Brasil de surpresa. Por diferentes meios, o governo pressentiu o conflito iminente e tomou as medidas possíveis. Mas, uma vez deflagrada a guerra, surgiram situações inusitadas que desafiaram o País.

 

19/10/22 (quarta): 2ª Sessão – A mobilização para a defesa do território

Dono do mais extenso litoral no Atlântico Sul e, à época, sem grandes vias de transporte, o Brasil se viu sob a ameaça de ataques diretos ao seu território e bloqueado em suas comunicações marítimas,levando a uma mudança de prioridades estratégicas.

 

24/10/22 (segunda): 3ª Sessão – A participação na Batalha do Atlântico

Nossos primeiros navios perdidos na guerra foram atingidos longe do Brasil, mas cedo a ação de submarinos alemães e italianos chegou às nossas costas. A Marinha do Brasil e a recém-criada Força Aérea Brasileira se empenharam no combate aos submersíveis inimigos e o Brasil assumiu a responsabilidade por um extenso setor do Atlântico Sul.

 

26/10/22 (quarta): 4ª Sessão – A campanha da FEB na Itália

Convidado para participar da invasão da Europa, o Brasil enviou uma divisão de infantaria expedicionária, um grupo de aviação de caça e uma esquadrilha de observação e ligação para combaterem na Itália em um dos momentos mais críticos vividos pelos aliados naquele teatro de guerra.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173