O CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES (FOFO II) ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e docentes já podem se inscrever no novo curso da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). As inscrições para o Curso de Formação de Formadores Nível 2 – Curso de Aprimoramento Docente: Ensino Jurídico Participativo e Inovador – Turma 2 vão até o dia 27 deste mês ou até o preenchimento total das vagas, 40 ao todo. As aulas serão síncronas e assíncronas, e acontecerão via plataforma Zoom e Moodle.
Com carga horária de 40 horas, o curso ocorrerá entre os dias 30 de maio e 29 de junho, com aulas síncronas nos dias 07, 09, 14, 21 e 30 de junho, das 17h30 às 19h30. Para se inscrever, acesse o Portal dos Magistrados.
A coordenadora pedagógica do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (DEAMA), Simone Cuber Araujo Pinto, doutora em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), será a coordenadora do curso. As tutoras serão a coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas (CEPI/ FGV), Marina Feferbaum, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e a líder de projetos do CEPI, Clio Nudel Radomysler, mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP).
O curso
As mudanças sociais e no ensino superior alteraram o contexto do ensino de Direito, seja pela maior concorrência entre cursos jurídicos, pela pressão de formação a distância, ou pelas alterações disruptivas de natureza econômica e tecnológica no mercado de trabalho e nos serviços jurídicos. Esses e outros fatores exigem uma transformação nas práticas docentes. Por isso, o Curso de Formação de Formadores pretende discutir fundamentos, técnicas, ferramentas e estratégias para a implementação do ensino participativo nos mais diversos contextos.
A formação tem por proposta capacitar magistrados e servidores como formadores, com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento contínuo de competências profissionais referentes à docência e à organização do trabalho pedagógico de formação de magistrados, além de internalizar as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Atualmente, a formação jurídica tem se pautado no ensino tradicional, cujo objetivo preponderante é treinar as capacidades de memorização e reprodução de conteúdo. No mundo atual, considerando a disponibilidade de informações, o avanço das tecnologias, o complexo mercado de trabalho e as mudanças sociais, essas competências não são suficientes. Portanto, é preciso formar alunos capazes de lidar com esses novos desafios.
Módulos
"Fundamentos do ensino participativo: por que devemos mudar?", "Integrando o ensino participativo à sala de aula: métodos ativos e ferramentas tecnológicas", "Design thinking e liderança para a formação do jurista do futuro" e "Avaliação no ensino participativo: feedback construtivo e comunicação não violenta" são os módulos da formação.