NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 10 Agosto 2017 22:25

Técio defende desjudicialização em congresso internacional de arbitragem

“A desjudicialização é o futuro da resolução dos conflitos”, afirmou o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, na abertura do II Congresso Internacional CBMA de Arbitragem – O procedimento arbitral: the good, the bad and the useful, na manhã desta quinta-feira (10/8), no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio. O evento, que continua nesta sexta-feira (11/8), foi organizado, com o apoio do IAB, pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), presidido por Gustavo Schmidt, que conduziu a cerimônia de abertura. Dentre os palestrantes estão o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet, além de convidados internacionais da Espanha, Estados Unidos, Suíça e Portugal, que falarão das experiências arbitrais em seus países.




Na solenidade de abertura, Técio Lins e Silva, que integrou a mesa de honra, destacou o Termo de Cooperação Acadêmica e Técnica que o IAB e o CBMA firmaram, em setembro de 2016. “Desde então, o IAB vem dando apoio ao CBMA na realização de congressos, seminários, palestras e simpósios”, afirmou. Técio elogiou a escolha do espaço para a realização do evento. “Nenhum outro local seria mais adequado do que o Museu do Amanhã, afinal a palavra museu remete à tradição do debate jurídico que continua sendo preservada pelo IAB, fundado em 1843, enquanto a expressão amanhã aponta para o futuro representado pelo CBMA na sua luta pela ampliação do alcance da mediação e da arbitragem para a solução dos conflitos”, explicou.

Para Gustavo Schmidt, "sediar um evento dessa grandiosidade, com a presença de importantes juristas brasileiros e estrangeiros, traz confiança e segurança jurídica aos investidores, inclusive empresas de fora que querem fazer negócios no Brasil".

O primeiro tema abordado no congresso foi A autonomia da vontade no procedimento arbitral: limites e possibilidades, tendo como palestrante e moderador, respectivamente, os consócios Gustavo Tepedino e José Roberto de Castro Neves. A diretora de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, Ana Tereza Basílio, fará palestra, na sexta-feira, no painel O Judiciário e a arbitragem.

Clique aqui e acesse a programação do congresso.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173