Quarta, 15 Maio 2019 23:06

Rita Cortez elogia atuação do presidente da Anacrim em defesa dos direitos fundamentais

Siro Darlan e Rita Cortez Siro Darlan e Rita Cortez
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, compareceu à solenidade de entrega da Medalha Pedro Ernesto ao presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), James Walker Júnior, consócio do IAB, realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), na noite de terça-feira (14/5). “Esta é uma justa homenagem, pois o advogado James Walker Júnior tem se dedicado a representar a advocacia criminalista de forma corajosa”, afirmou Rita Cortez, na solenidade. A presidente nacional do IAB disse também que, “à frente da Anacrim, o homenageado tem sido incansável, no sentido de defender nas Casas legislativas o respeito ao devido processo legal, aos princípios e às garantias fundamentais inseridos na Constituição Federal”.
A comenda foi concedida por iniciativa da vereadora Vera Lins (PP). Mais alta comenda da CMRJ, a Medalha Pedro Ernesto foi criada por meio da Resolução 40, de 20 de outubro de 1980. A condecoração é destinada a homenagear os que se destacam na sociedade brasileira ou no cenário internacional. O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Siro Darlan compareceu à solenidade.
 James Walker Júnior e Vera Lins

O IAB e a Anacrim são parceiros acadêmicos. Na sessão ordinária do Instituto realizada no dia 29 de julho do ano passado, as duas entidades firmaram Termo de Cooperação assinado por Rita Cortez e James Walker Júnior, com o objetivo de promover atividades conjuntas.

Na ocasião, o advogado afirmou: “Firmar esta parceria com uma instituição da relevância do IAB, visando a abrir novos caminhos acadêmicos voltados para o aperfeiçoamento do Direito e a defesa do estado democrático de direito, é uma grande honra para a Anacrim”.