NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 07 Junho 2018 19:43

Rita Cortez cria a nova Ouvidoria do IAB

Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Rita Cortez e Antônio Laért Vieira Junior Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Rita Cortez e Antônio Laért Vieira Junior
A criação da nova Ouvidoria do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), por meio da Portaria 26/2018, foi anunciada pela presidente nacional, Rita Cortez, na sessão ordinária desta quarta-feira (6/6). “Esta é uma iniciativa inserida na política de valorização do nosso quadro social e que se destina a ser um canal de comunicação entre a Diretoria e os consócios, especialmente na busca de soluções para a permanência dos membros que, em razão das dificuldades enfrentadas pela advocacia, encaminham pedidos de desligamento do Instituto”, destacou Rita Cortez. A presidente nomeou para o cargo de ouvidor do IAB o advogado Mario Antonio Dantas de Oliveira Couto. “A Ouvidoria não ficará surda, nem silente a qualquer manifestação dos consócios”, afirmou o ouvidor. Segundo ele, “a Ouvidoria priorizará a permanência dos associados, sobretudo daqueles que querem se desligar do IAB em razão de impossibilidade financeira”.

Em seus oito artigos, a Portaria 26/2018, editada com o objetivo de regularizar o funcionamento da Ouvidoria, estabelece que o órgão ficará responsável por “receber, registrar, analisar, instruir e responder a consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias dos consócios” enviadas para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Em seu art. 3º, está definido que “a atuação da Ouvidoria, sempre de forma independente e imparcial, será de natureza preventiva na recepção e implantação de ideias e sugestões, evitando, dessa forma, eventuais e futuras críticas e reclamações, e reativa no atendimento às demandas registradas pelos consócios”.


Mario Antonio Dantas de Oliveira Couto

Rita Cortez estabeleceu prazos para a solução dos problemas. A Ouvidoria terá que encaminhar as demandas, imediatamente após recebê-las, para aqueles que fornecerão as informações e os esclarecimentos necessários a solucioná-las e, além disso, concluí-las em 10 dias. Se os casos não puderem ser resolvidos no prazo, a Ouvidoria deverá, dentro desse período, comunicar aos consócios as providências que já foram adotadas, as justificativas para o seu descumprimento e os novos prazos para a conclusão dos atendimentos. Ainda conforme a Portaria 26/2018, os funcionários do IAB designados para fornecer as informações solicitadas pela Ouvidoria terão 48 horas para disponibilizá-las, salvo quando ficar comprovada a impossibilidade do atendimento no prazo.

O documento estabelece, também, que os casos que não puderem ser solucionados pela Ouvidoria deverão ser informados à Presidência, que definirá as medidas a serem tomadas. Caberá, ainda, à Ouvidoria desenvolver estatísticas e relatórios mensais referentes às demandas recebidas, para que os dados sirvam de subsídio à adoção de medidas que aprimorem a qualidade do controle interno e do atendimento aos consócios.

Clique abaixo e leia a íntegra da Portaria 26/2018.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173