NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 20 Dezembro 2018 22:49

Quatro desembargadores e três advogados se tornam membros do Instituto

Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Ana Tereza Basílio, Messod Azulay Neto, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Luciano Bandeira e Adriana Brasil Guimarães Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Ana Tereza Basílio, Messod Azulay Neto, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Luciano Bandeira e Adriana Brasil Guimarães
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, deu posse na última sessão ordinária do ano, realizada nesta quarta-feira (19/12), com o plenário quase lotado, a quatro magistrados e três advogados. Os desembargadores Messod Azulay Neto e Teophilo Antonio Miguel Filho, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2); Agostinho Teixeira de Almeida Filho e Marianna Fux, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), ingressaram no IAB como membros honorários. Os advogados Antonio Cesar Rocha Antunes de Siqueira, desembargador aposentado do TJRJ; Rafael Almeida de Piro e Rodrigo Fux tomaram posse como membros efetivos. “O ingresso de novos membros efetivos e honorários, oriundos da magistratura, da Defensoria Pública ou do Ministério Público, sempre fortalece o IAB na construção do pensamento jurídico nacional”, afirmou Rita Cortez.
“Esse namoro com o IAB já vinha de longa data, sendo uma honra ingressar na Casa de Montezuma”, disse Antonio Cesar Rocha Antunes de Siqueira, que fará parte da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. O advogado falou da importância de seu pai, Geraldo Siqueira, na sua trajetória. “Ele está com 104 anos de idade e 80 de inscrição na OAB, é o advogado mais antigo do País e me passou todos os conceitos éticos indispensáveis a quem atua na área da justiça”, disse o ex-magistrado, tratado por todos, carinhosamente, como “Tonico”.
 
Antonio Cesar Rocha Antunes de Siqueira

Rafael Almeida de Piro, que integrará a Comissão de Direito Penal, também assumiu a tribuna e disse: “A oportunidade de fazer parte do Instituto dos Advogados Brasileiros, responsável pela evolução do Direito no País, é motivo de grande alegria”. Rodrigo Fux, por sua vez, agradeceu por ter sido “recebido de forma calorosa por tantos amigos presentes no plenário”. O advogado, que fará parte da Comissão de Direito Processual Civil, disse ainda: “Espero ser um bom soldado, para poder combater o bom combate”.
 
Rafael Almeida de Piro

 
Rodrigo Fux

Delicada homenagem – A Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem contará, também, com a participação de Marianna Fux. “Me sinto honrada por essa delicada homenagem de ser recebida no IAB, e espero contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e honesta”, disse a magistrada.
 
Marianna Fux

Agostinho Teixeira de Almeida Filho iniciou a sua saudação dizendo: “Ao saber que meu nome havia sido aprovado, tive a certeza de que tenho muitos amigos na Casa, pois, se dependesse dos meus pendores intelectuais, isso não ocorreria”, brincou o desembargador. Em seguida, o novo membro honorário, que se juntará aos que integram a Comissão de Direito Empresarial, destacou que “o IAB abriga o melhor pensamento jurídico pátrio e continua sendo a Casa de desenvolvimento da cultura jurídica nacional e de defesa do estado democrático de direito”.
 
Agostinho Teixeira de Almeida Filho

“Devo o que sou, assim como o meu irmão (Ricardo Georges Affonso Miguel, juiz do TRT1), aqui presente, aos meus pais, advogados responsáveis por nossa formação ética, que nos instruíram, permitindo que, hoje, eu esteja aqui tendo a enorme satisfação e a inestimável honra de ingressar no IAB”, afirmou Teophilo Antonio Miguel Filho.
 
Ana Dib e Teophilo Antonio Miguel Filho

Último a subir à tribuna, Messod Azulay Neto, que integrará a Comissão de Direito Penal, disse que estava se sentindo “como um equilibrista na corda bamba”, e complementou: “Não sei se reúno as condições necessárias para integrar uma das instituições mais respeitadas ao longo da história do País, mas me comprometo fazer tudo que estiver ao meu alcance para retribuir o que esta Casa me proporciona ao me aceitar em seus quadros”.

Compareceram à sessão os desembargadores André Fontes, presidente do TRF2; Sérgio Seabra Varella e Maria Isabel Gonçalves, do TJRJ; o juiz federal Firly Nascimento Filho; a juíza do TJRJ Ana Dib, mulher de Teophilo Antonio Miguel Filho; o presidente da Comissão de Prerrogativas e presidente eleito da OAB/RJ, Luciano Bandeira, que fez parte da mesa; o procurador-geral da seccional, Fábio Nogueira, e o ex-presidente da OAB/RJ Octávio Gomes.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173