NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 10 Agosto 2017 22:08

PL que corrige a tabela do IRPF recebe aprovação parcial

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (9/8), conduzida pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva, o parecer elaborado pelos relatores Abner Vellasco e Guilherme Chambarelli (foto), da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, favorável parcialmente ao projeto de lei 5.205/2016, de autoria da Presidência da República. Das cinco alterações na legislação sugeridas no PL, os advogados acolheram duas e rejeitaram três. Eles apoiaram a correção de 5% na tabela mensal do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) e a redução dos benefícios fiscais concedidos às indústrias químicas.


Embora tenham aprovado a correção na tabela do IRPF, os advogados ressaltaram que, conforme pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), a defasagem na base de cálculo da tabela é de 83,12%, levando em consideração os índices de inflação registrados nos últimos anos. A última correção, em 2015, foi de somente 5,60%.

“A não atualização da tabela pela inflação faz com que o contribuinte arque, a cada ano, com mais imposto do que no exercício anterior, levando o Sistema Tributário Nacional a se tornar ainda mais injusto, quando deveria ser um instrumento de correção de distorções”, afirmaram os relatores no parecer. Apesar de terem frisado que “a alteração limitada a 5% está muito aquém do ideal e deveria ser de 83,12%, ou o mais próximo possível”, os advogados defenderam a aprovação deste ponto do PL, “para diminuir o abismo e a desproporcionalidade que vigoram atualmente na legislação do Imposto de Renda”.

Encargo econômico – O citado abismo, de acordo com os relatores, decorre do fato de que o Sistema Tributário Nacional segue na contramão do resto do mundo, ao privilegiar as pessoas com maior capacidade econômica e atingir os mais pobres. “Analisando proporcionalmente, aqui os pobres são mais onerados do que os ricos, já que as empresas repassam o encargo econômico do tributo para o consumidor final, que acaba tendo que suportar toda a carga tributária incidente”, afirmaram.

Quanto à redução dos benefícios fiscais concedidos às empresas incluídas no Regime Especial de Indústrias Químicas, os relatores argumentaram: “Os benefícios fiscais são medidas de caráter excepcional que atendem apenas a determinados setores da atividade econômica e, por isso, devem ser analisados pelo Estado, considerando sua conveniência e oportunidade”.

Uma das três alterações rejeitadas é referente ao estabelecimento de um limite para a isenção do imposto de renda sobre herança ou doação, que hoje é total. Pelo projeto, ficariam isentas somente as doações de até R$ 1 milhão e as heranças de, no máximo, R$ 5 milhões. Para Abner Vellasco e Guilherme Chambarelli, “criar uma nova incidência seria aumentar a já altíssima carga tributária brasileira”. Além disso, segundo eles, a alteração caracterizaria uma bitributação, que decorreria da cobrança do imposto de renda mais a incidência do imposto de transmissão sobre a herança ou a doação.

‘Pejotização’ – Os advogados também se opuseram à proposta de pôr fim à isenção de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) relacionada aos lucros e dividendos distribuídos por empresas submetidas aos regimes do lucro presumido, arbitrado e Simples Nacional. De acordo com a justificativa do projeto, “a isenção incentiva o fenômeno da ‘pejotização’, em que prestadores de serviços de caráter personalíssimo constituem pessoas jurídicas como mecanismo para diminuir a tributação”.

Segundo os relatores, as causas da “pejotização” são a alta carga tributária, os custos da legislação trabalhista para o empregador e a liberdade individual do contribuinte, que opta por constituir uma pessoa jurídica para prestar serviços e, assim, possuir maior autonomia. Eles, porém, destacaram que a Receita Federal tem intensificado a fiscalização contra a redução fraudulenta da tributação por profissionais que prestam serviços a outras pessoas jurídicas.

Guilherme Chambarelli e Abner Vellasco rejeitaram, ainda, a proposta de tributação integral, que hoje é de 32%, para os profissionais – geralmente, atletas e artistas –, que constituem empresas jurídicas para explorar, por meio do regime de lucro presumido, os seus direitos de imagem, nome, marca e voz. “Além de ser descabida a equiparação entre rendimentos da pessoa jurídica e rendimentos de trabalho, inexiste argumento juridicamente válido que legitime o tratamento discriminatório para essas empresas, já que a regra geral de margem de lucro presumida é de 32%”, afirmaram.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173