NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 17 Maio 2018 14:54

Nova Diretoria busca maior efetividade para os pareceres encaminhados ao Congresso Nacional

Da esq. para a dir., no sentido horário, Walter Moura, Luiz Fernando Botelho de Carvalho, Rita Cortez, Carlos Eduardo Machado, Antônio Laért Vieira Junior, Ludimila Lamounier, José Theodoro Mascarenhas Menck e Paulo Motta Da esq. para a dir., no sentido horário, Walter Moura, Luiz Fernando Botelho de Carvalho, Rita Cortez, Carlos Eduardo Machado, Antônio Laért Vieira Junior, Ludimila Lamounier, José Theodoro Mascarenhas Menck e Paulo Motta
Com o objetivo de dar maior efetividade aos pareceres elaborados pelas comissões temáticas sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez; o secretário-geral, Carlos Eduardo Machado, e o diretor-secretário Antônio Laért Vieira Junior se reuniram, na Câmara Federal, em Brasília, na segunda-feira (14/5), com analistas e consultores da Diretoria Legislativa, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos e da Consultoria Legislativa. Os dirigentes do IAB receberam informações sobre os meios tecnológicos que permitem a realização de pesquisas detalhadas sobre as propostas legislativas protocoladas na Câmara e o acompanhamento permanente da sua tramitação até a votação em plenário.

“O propósito é mapear os projetos de lei relevantes, para que as nossas comissões temáticas possam, com a antecedência necessária, produzir pareceres a ser encaminhados aos relatores, garantindo que o entendimento do IAB sobre as questões tratadas nos PLs seja analisado bem antes da votação e contribua efetivamente para o aprimoramento da ordem jurídica”, explicou Rita Cortez. Para Antônio Laért Vieira Junior, “o aperfeiçoamento da interlocução com o Congresso Nacional será de fundamental importância para que os pareceres do IAB influenciem a redação final das propostas legislativas”.

De acordo com Carlos Eduardo Machado, a identificação das matérias relevantes, por meio dos softwares indicados pelos analistas e consultores, será muito útil, visto que mais de quatro mil PLs são protocolados na Câmara a cada ano. “O encaminhamento dos nossos pareceres aos relatores permitirá que o IAB seja, também, convidado a participar das audiências públicas organizadas com o objetivo de ampliar a discussão dos assuntos abrangidos pelos projetos de lei”, informou o secretário-geral.

Participaram da reunião o chefe da Assessoria Técnica da Diretoria Legislativa da Câmara Federal, Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto; o coordenador de Articulação Institucional do Centro de Estudos e Debates Estratégicos, Paulo Motta; os diretores-adjuntos da Consultoria Legislativa José Theodoro Mascarenhas Menck e Ludimila Lamounier, o analista legislativo Nivaldo Adão Ferreira Júnior e o consultor legislativo Luiz Fernando Botelho de Carvalho, além do advogado Walter Moura, membro da Comissão de Direito do Consumidor do IAB.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173