NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 24 Maio 2018 16:15

IAB é contra hospitais privados deduzirem do IRPJ o lucro por hemodiálise a pacientes do SUS

O projeto de lei 8.310/17, da deputada federal Renata Abreu (Pode-SP), que permite aos hospitais e clínicas privados deduzirem do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) as receitas relativas aos serviços de hemodiálise prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), excluindo-as do lucro no exercício, foi rejeitado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Na sessão ordinária desta quarta-feira (23/5), conduzida pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, o parecer contrário ao PL, ”por flagrante ofensa à norma constitucional tributária”, elaborado pelo relator José Enrique Teixeira Reinoso (foto), da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, foi aprovado por unanimidade.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, 130 mil pessoas têm problemas renais e dependem do tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, 85% dos atendimentos em hemodiálise no País são prestados a pacientes do SUS em unidades privadas. Na justificativa do PL, a deputada argumentou que a sua iniciativa tem o objetivo de “oferecer um alívio tributário aos hospitais e clínicas particulares que sofrem prejuízos financeiros com os frequentes atrasos nos repasses do SUS”.

Contudo, de acordo com José Enrique Teixeira Reinoso, “embora o projeto seja relevante, por tratar de tema relacionado à saúde pública nacional, a concessão de benefícios fiscais precisa ser estudada com serenidade, sem paixão ou argumento extrajurídico, exclusivamente à luz dos princípios constitucionais tributários e da jurisprudência consolidada pelo ordenamento jurídico vigente”.

Conforme o relator, o Estado brasileiro pode conferir tratamento diferenciado aos hospitais e clínicas de nefrologia, mas jamais incentivar a quebra da isonomia tributária assegurada pela Constituição Federal a todos agentes econômicos. “Concedidos isoladamente, os incentivos fiscais não são hábeis para promover o reequilíbrio econômico, que deve ser alcançado com desenvolvimento sustentável, reforma estrutural das instituições e melhor direção dos gastos públicos”, afirmou.

Ainda de acordo com José Enrique Teixeira Reinoso, o PL não cumpre determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O artigo 14 da lei estabelece que os benefícios decorrentes dos incentivos fiscais devem vir sempre acompanhados da estimativa de impacto orçamentário na arrecadação do Estado, pois a isenção não pode se configurar em mera renúncia da receita tributária”, afirmou.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173