NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 26 Abril 2018 17:37

Homenagem a Pinaud, nove posses e criação de duas comissões marcam sessão conduzida por Técio

Da esq. para a dir., Maurício Dieter, Carlos Eduardo Konder Lins e Silva, Michel Saliba, Welington Ferreira, José Cardoso Dutra Júnior, Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho, Mônica Goes de Andrade Mendes de Almeida e Técio Lins e Silva Da esq. para a dir., Maurício Dieter, Carlos Eduardo Konder Lins e Silva, Michel Saliba, Welington Ferreira, José Cardoso Dutra Júnior, Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho, Mônica Goes de Andrade Mendes de Almeida e Técio Lins e Silva
Aberta com um minuto de silêncio em homenagem à memória de João Luiz Duboc Pinaud, que morreu aos 87 anos na última segunda-feira, a sessão ordinária desta quarta-feira (25/4), conduzida pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, foi marcada também pelo ingresso de nove consócios, oito deles indicados pelo presidente, e a criação de duas comissões. Após registrar que o IAB estava em luto oficial de três dias pelo falecimento do jurista que presidiu a entidade no biênio 1998/2000, Técio disse que “João Luiz Duboc Pinaud foi uma pessoa extraordinária e um notável defensor dos direitos humanos”. Ao final da sessão, Técio afirmou, emocionado: “Esta foi uma noite gloriosa”.




Um minuto de silêncio em homenagem à memória o ex-presidente do IAB João Luiz Duboc Pinaud

Depois da homenagem a Pinaud, o presidente do IAB deu posse, como membros efetivos, aos advogados Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho, José Cardoso Dutra Júnior, Carlos Eduardo Konder Lins e Silva, Maurício Stegemann Dieter, Michel Saliba Oliveira, Mônica Goes de Andrade Mendes de Almeida, Diogo Mentor de Mattos Rocha, Iara Gonçalves Carrilho e Welington Benedito Alves Ferreira, maestro e autor do Hino do IAB. A música foi executada no plenário quando Técio anunciou o nome do advogado e compositor.

Iara Gonçalves Carrilho, que advoga no Mato Grosso do Sul, não pôde comparecer, mas, numa iniciativa inédita, tomou posse via internet. O termo de compromisso da advogada foi lido no plenário por Deborah Prates (foto abaixo, de óculos escuros), presidente da Comissão da Mulher e primeira pessoa com deficiência visual a ingressar nos quadros do Instituto. Deborah e Técio indicaram a nova consócia ao IAB.


Iara Gonçalves Carrilho toma posse via internet e tem a sua imagem projetada nos telões do plenário


“O maior legado que deixarei, após quatro anos na Presidência do IAB, será o ingresso expressivo nos nossos quadros de associados brilhantes, que manterão o Instituto na vanguarda do Direito e contribuirão para o aperfeiçoamento permanente do ordenamento jurídico”, afirmou Técio. No dia 9 de maio, ele passará o cargo para a atual 1ª vice-presidente, Rita Cortez, eleita para presidir o Instituto no biênio 2018/2020.

Na sessão, Técio anunciou a assinatura de duas portarias, criando a Comissão de Assuntos Regulatórios e a Comissão Especial para apresentação de propostas para o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). A primeira será presidida por José Cardoso Dutra Júnior e integrada também por Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho, que tomaram posse nesta quarta-feira. De acordo com a Portaria 17/2018, a comissão irá promover estudos e elaborar pareceres, com o objetivo de oferecer subsídios às decisões das agências reguladoras criadas para regulamentar e fiscalizar a prestação de serviços de interesse público.

Conforme a Portaria 14/2018, a comissão que irá discutir e elaborar propostas de aperfeiçoamento do Eca será presidida por Roberto Alves dos Reis e integrada por Aurélio Wander Bastos, Katia Rubinstein Tavares, Luciane Torres Santiago Cardoso, Euclides Lopes, João Carlos Britez, Maíra Fernandes, Margarida Pressburger e Karine Ferreira de Moura.

Carta amorosa – A saudação ao novo consócio Carlos Eduardo Konder Lins e Silva, que seria feita pelo 3º vice-presidente, Sergio Tostes, que não pôde comparecer porque estava representando o IAB em evento que se realizava na sede da OABRJ, foi lida pelo advogado André Barros. “Filho de um dos grandes brasileiros de nossa época, o advogado e ministro do Supremo Tribunal Federal Evandro Lins e Silva, Carlos passa a ocupar uma cadeira no nosso Instituto, que fica mais rico, intelectual e moralmente, com a vinda desse brilhante advogado, com alta reputação internacional”, leu André Barros. Ao final da leitura, Técio afirmou: “Subscrevo a carta amorosa que Tostes escreveu para você, meu querido primo-irmão”.

Todos os novos consócios exaltaram da tribuna a importância do presidente do IAB para a advocacia. “Agradeço as palavras carinhosas de Tostes e manifesto meu respeito a Técio, por sua defesa intransigente da nossa tão atacada e vilipendiada Constituição”, afirmou Carlos Eduardo Konder Lins e Silva. Mônica Goes de Andrade Mendes de Almeida, que estagiou no escritório de Técio Lins e Silva, disse: “Tudo que sei aprendi lá”. Michel Saliba afirmou: “É extremamente emocionante tomar posse no IAB, especialmente na gestão de Técio, modelo de advogado que tanto nos orgulha”. José Cardoso Dutra Júnior falou: “Para mim é uma honra sem tamanho, caro Técio”.

Por sua vez, Maurício Dieter destacou “a coerência da atuação do IAB, principalmente na gestão de Técio, que sempre esteve do lado certo da História”. Diogo Mentor de Mattos Rocha, que foi indicado ao Instituto pelo consócio Marcos Vidigal de Freitas Crissiuma, disse: “Temos Técio como um espelho”. Iara Gonçalves Carrilho, que advoga no Mato Grosso do Sul, não pôde comparecer, mas enviou um vídeo projetado nos telões do plenário, falando do “orgulho” de ingressar no IAB. O termo de compromisso da nova consócia foi lido por Deborah Prates, presidente da Comissão da Mulher, que a indicou ao Instituto juntamente com Técio. O advogado e maestro Welington Ferreira tratou o presidente como “um querido amigo” e agradeceu “por ter sido aceito neste seleto grupo de advogados”.


Diogo Mentor de Mattos Rocha
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173