NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quinta, 08 Agosto 2019 23:09

Geraldo Prado afirma em palestra no plenário histórico que a democracia está ameaçada

Da esq. para a dir., Geraldo Prado, Rita Cortez, Marcia Dinis e Marcio Barandier Da esq. para a dir., Geraldo Prado, Rita Cortez, Marcia Dinis e Marcio Barandier
“Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, após o rompimento de uma longa escalada autoritária, vivemos a euforia republicana de que, enfim, havíamos conseguido consolidar a democracia no País, mas hoje vemos que foi um engano, pois ela está ameaçada.” A afirmação foi feita pelo advogado, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e professor de Direito Processual Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Geraldo Prado, nesta quinta-feira (8/8), no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Após a palestra, Geraldo Prado lançou na Biblioteca Daniel Aarão Reis o livro A cadeia de custódia da prova no processo penal.
Organizado pela diretora de Patrimônio Imobiliário e membro da Comissão de Direito Penal, Marcia Dinis, o evento foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. O presidente da comissão, Marcio Barandier, também integrou a mesa de trabalho. Rita Cortez disse que “o País passa por um grave processo de desconstitucionalização dos direitos sociais, movido por uma política de incentivo ao ódio que beira o fascismo, mas a advocacia será a última trincheira e resistirá a toda e qualquer tentativa de intimidação”.

Em seguida, Geraldo Prado fez críticas à postura de magistrados e membros do Ministério Público, especialmente a revelada em reportagens publicadas pelo site The Intercept. “Não tenham dúvida de que, diante da ameaça autoritária, estarei do lado daqueles que resistirão ao fascismo”, disse o advogado e desembargador aposentado.

Na sua palestra, Geraldo Prado relatou que, quando magistrado, foi processado e condenado pelo Conselho da Magistratura do TJRJ, não tendo sido sequer citado, nem tido acesso aos autos, conseguindo posteriormente a sua absolvição pelo Órgão Especial. “Sei bem o que é o cerceamento do direito de defesa, largamente enfrentado pelos advogados criminalistas”.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173