NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quarta, 19 Junho 2019 14:05

Adriana Brasil Guimarães exalta união com a Academia Brasileira de Letras Jurídicas

 Da esq. para a dir., Flávio Oliveira Lucas, Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, Adriana Brasil Guimarães, Wilson Witzel, Francisco Amaral e Sergio de Andréa Ferreira Da esq. para a dir., Flávio Oliveira Lucas, Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, Adriana Brasil Guimarães, Wilson Witzel, Francisco Amaral e Sergio de Andréa Ferreira
A 3ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Adriana Brasil Guimarães, representou a entidade na posse do desembargador Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), como membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), em solenidade realizada no plenário histórico do IAB, na segunda-feira (17/6). Membro honorário do Instituto, Aluisio Mendes assumiu a cadeira 14, que foi anteriormente ocupada por Brenno de Andrade e tem como patrono o jurista Odilon de Andrade. Os dois eram membros do IAB. Segundo Adriana Brasil Guimarães, “o IAB e a ABLJ caminham cada vez mais unidos na finalidade de promover o estudo do Direito e o seu aperfeiçoamento nas mais diversas áreas”.
A advogada afirmou também que “as solenidades de posse da ABLJ no plenário do IAB se tornaram um grande evento, que reúne os maiores doutrinadores e juristas do País”. Ela lembrou, ainda, o fato de a cadeira 8 da Academia ter como patrono Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, primeiro presidente do IAB, em 1843.

Aluisio Mendes foi saudado pelo desembargador federal aposentado e secretário-geral da ABLJ, Sergio de Andréa Ferreira. À solenidade, conduzida pelo presidente da ABLJ, Francisco Amaral, compareceram o governador do Rio, Wilson Witzel; o corregedor do TRF2, desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho; o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Flávio Oliveira Lucas; o desembargador federal aposentado Frederico Gueiros; Brenno de Andrade Filho e Tereza Castro Neves, sobrinha do ocupante anterior da cadeira 14 da ABLRJ e neta do patrono.
 
O desembargador do TRF2 Aluisio Mendes


Aluisio Mendes é professor titular de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Estácio de Sá (Unesa); pós-doutor pela Universidade de Regensburg (Alemanha), doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Direito pela Johann Wolfgang Goethe–Universitat (Alemanha).

O acadêmico é autor de vários livros, entre os quais Incidente de resolução de demandas repetitivas: sistematização, análise e interpretação do novo instituto processual, A nova aplicação da jurisprudência e precedentes no CPC/2015 – estudos em homenagem à professora Teresa Arruda Alvim e Ações coletivas e meios de resolução coletiva de conflitos no direito comparado e nacional.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173