Notícias - Instituto dos Advogados Brasileiros | IAB
Notícias
“O advogado tem como missão amparar os clientes, informando os seus direitos e demonstrando os caminhos e as possibilidades para uma boa solução do conflito, bem como os prós e os contras de uma demanda judicial”. A afirmação foi feita pela diretora secretária do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Adriana Brasil Guimarães em palestra no workshop Constelação Familiar no Poder Judiciário, realizado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), nesta terça-feira (27/6), na Universidade Cândido Mendes (Ucam), no Centro do Rio. O evento foi aberto pela diretora do Iuperj, Dra. Ana Paula Del Pretti.
O presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Gilberto Garcia, fez palestra no 1º Seminário de Combate ao Desrespeito Religioso, realizado nesta terça-feira (27/6), no auditório da 29ª subseção da OAB/RJ, em Campo Grande, na zona oeste do Rio. O evento, que teve como tema O papel do advogado nas questões sobre o combate ao desrespeito religioso, reuniu advogados, estudantes de direito, líderes comunitários e religiosos de variadas crenças.
“A Lei dos Condomínios e Incorporações, que entrou em vigor em 1964, precisa ser revista, mas o projeto de lei analisado, que se destina a alterá-la, tem muitas incorreções e não é o caminho mais adequado para atualizá-la.” A afirmação foi feita pela relatora Cristiane Andrade da Silva Duarte (foto), da Comissão de Direito Imobiliário, na sessão ordinária desta quarta-feira (21/6), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), conduzida pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva. A advogada se manifestou durante a sustentação do seu parecer contrário ao projeto de lei 774/2015, do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Ele propõe a modificação da Lei 4.591/1964, para que, após a assinatura do contrato de promessa de compra e venda de um imóvel, em caso de desistência do comprador, a incorporadora não possa reter mais que 25% do que foi pago, para fins de cálculo do valor a ser devolvido. O parecer pela rejeição ao PL foi aprovado, por unanimidade, pelos consócios do IAB.
O presidente da subseção de Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá da OAB/RJ, César Gomes de Sá, foi empossado como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão ordinária desta quarta-feira (21/6), conduzida pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva, que indicou o seu nome para ingressar na entidade e teve o acolhimento dos consócios. Compareceram à sessão o ex-presidente do IAB Ricardo Cesar Pereira Lira; os presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados do RJ (Caarj), Marcello Oliveira, da Associação do Ministério Público do Estado do RJ (Amperj), Luciano Mattos, e da Câmara Municipal de Tanguá, Luciano Lúcio; o vice-presidente da Caarj, Frederico Mendes, o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, e o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, além de muitos colegas de profissão e familiares do novo consócio.
Página 1 de 42