NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quarta, 28 Junho 2017 16:33

Adriana Brasil participa do workshop Constelação Familiar no Poder Judiciário

 Da esq. para a dir., Ruth Barbosa, André Treddinick, Ana Paula Del Pretti, Adriana Brasil Guimarães e Marcia Rosa Da esq. para a dir., Ruth Barbosa, André Treddinick, Ana Paula Del Pretti, Adriana Brasil Guimarães e Marcia Rosa
“O advogado tem como missão amparar os clientes, informando os seus direitos e demonstrando os caminhos e as possibilidades para uma boa solução do conflito, bem como os prós e os contras de uma demanda judicial”. A afirmação foi feita pela diretora secretária do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Adriana Brasil Guimarães em palestra no workshop Constelação Familiar no Poder Judiciário, realizado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), nesta terça-feira (27/6), na Universidade Cândido Mendes (Ucam), no Centro do Rio. O evento foi aberto pela diretora do Iuperj, Dra. Ana Paula Del Pretti.
Constelação Familiar é o nome dado às palestras e dinâmicas baseadas nos estudos desenvolvidos pelo filósofo alemão Bert Herllinger. No Poder Judiciário, a tese de Herllinger tem sido aplicada às pessoas que já estão com ações na Justiça ou que pretendem resolver seus casos extrajudicialmente. No Rio de Janeiro, por meio do Projeto Constelação Familiar, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), as partes são convidadas pela Vara de Família da Regional de Leopoldina a participar da mediação, com o objetivo de evitar a judicialização do conflito. O projeto é desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum Regional da Leopoldina, em parceria com a Associação Práxis Sistêmica. A coordenação do projeto é do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJRJ.

Na sua palestra, Adriana Brasil Guimarães disse, também, que “no momento atual, é muito necessária a sensibilidade do advogado para tentar mediar e conciliar as partes, na busca de uma melhor solução do conflito, que atenda aos anseios do cliente, sem, é claro, esquecer os seus direitos, deveres e garantias”. Ainda de acordo com a advogada, “a função social do advogado é essencial no Estado democrático de direito, para que sejam assegurados os direitos reconhecidos aos cidadãos”.

O juiz André Treddinick, titular da 1ª Vara de Família do Fórum da Leopoldina (RJ), responsável pela implantação do Projeto Constelação Familiar no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), depois de conhecer o trabalho desenvolvido em moldes semelhantes no TJ da Bahia, foi o principal palestrante. Ele afirmou que “a Justiça dificilmente conseguirá agradar a todas as partes de um processo, porque o conflito familiar é movido por pulsões emocionais”.

O magistrado defendeu a importância da fase de autocomposição, que é preliminar ao julgamento tradicional e está prevista no Novo Código de Processo Civil. “A parte envolvida no processo familiar deve ter acesso à conciliação ou à mediação e ser apresentada a outras formas de conhecimento para favorecer o acordo”, disse.

Primeiro passo – Constelação Familiar é um primeiro passo, humanizado, para a resolução dos litígios no sistema de Justiça. As partes são convidadas pela equipe da Vara de Família. A adesão não é obrigatória. A mediação, que pode evitar a judicialização do conflito, só é marcada para, pelo menos, 30 dias após as sessões do projeto. O tempo se destinada ao amadurecimento da pessoa, para que repense os problemas e chegue mais pronta para o que realmente quer da Justiça.

O projeto tem uma metodologia bem esclarecida e, desde o seu início, buscar levantar dados. “Sabemos que o índice de acordos é superior ao do sistema tradicional de julgamentos, mas temos que estudar em quanto tempo fica esse acordo, para que os casos não voltem ao Judiciário”, esclareceu o juiz André Treddinick.

Na sua palestra, a filósofa e terapeuta Ruth Barbosa, que nesse método assume o papel de “consteladora”, afirmou que “os conflitos são brigas pela razão”. Segundo ela, “todos que procuram o Judiciário buscam a sua própria felicidade e a sua razão”. Ruth Barbosa também disse: “Quando entramos na Justiça, damos ao juiz o poder de decidir. Mas ele, juiz, não conhece as partes envolvidas no conflito. Então, o melhor é trazermos as demandas para uma autocompreensão e, depois, para a justiça, cujo papel é fazer cumprir o que antes já conseguimos ou tentamos resolver pela autocompreensão, por meio do método da constelação familiar”.

O evento foi encerrado pela coordenadora de pós-graduação latu sensu Iuperj/Ucan, Marcia Rosa.


Adriana Brasil Guimarães durante a sua palestra na Universidade Cândido Mendes
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173