NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 07 Junho 2019 22:55

Adriana Brasil Guimarães destaca benefícios proporcionados pelos meios extrajudiciais

Da esq. para a dir., Joaquim Muniz, Fernanda Levy e Adriana Brasil Guimarães Da esq. para a dir., Joaquim Muniz, Fernanda Levy e Adriana Brasil Guimarães
A 3ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Adriana Brasil Guimarães, representou a entidade ao integrar a mesa de abertura, na quinta-feira (6/6), do XI Encontro Nacional Conima de Arbitragem e Mediação, realizado pelo Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. “São inegáveis os benefícios proporcionados pelos meios extrajudiciais de soluções de controvérsias, tendo em vista que o grande volume de processos tem impactado e emperrado o Poder Judiciário”, afirmou Adriana Brasil Guimarães, na abertura do evento, conduzida pela presidente do Conima, Fernanda Levy. O encontro teve como tema central Retrato Atual das Práticas de Solução de Conflitos pelo Brasil e foi encerrado nesta sexta-feira (7/6).
Para Adriana Brasil Guimarães, 2ª vice-presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, “com a utilização dos avançados meios tecnológicos e da inteligência artificial, os mecanismos extrajudiciais oferecem maior dinâmica à solução dos conflitos, especialmente pela falta de rigidez nos procedimentos neles adotados”. Ao defender os caminhos alternativos, a advogada destacou também que “a mediação e a arbitragem, além de propiciar a redução do tempo de litígio e uma grande economia processual, por não causarem o engessamento dos procedimentos judiciais decorrentes de burocracias, garantem o sigilo e a preservação das relações entre as partes”.

A 3ª vice-presidente do IAB propôs a difusão das conquistas geradas pelos meios extrajudiciais. “Cabe a nós, advogados e operadores do direito que militamos nas áreas de mediação e arbitragem, difundi-las entre os nossos colegas e a sociedade em geral, disseminando essa cultura organizacional e aperfeiçoando as suas técnicas de utilização”, conclamou. Em sua explanação, Adriana Brasil Guimarães registrou, ainda, a instalação recente, na estrutura do IAB, da Câmara de Mediação de Conflitos entre Advogados e Sociedade de Advogados.

Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, o advogado Joaquim Muniz fez palestra de abertura sobre Retrato atual das práticas de solução de conflitos pelo Brasil.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173