Criação e objetivos - Instituto dos Advogados Brasileiros | IAB
Estudos e Pesquisas

Criação e objetivos



Fonte

Criado com o objetivo de realizar a promoção de pesquisas, o Centro de Estudos e Pesquisas destina-se à produção científica de conhecimento do direito.

Compõe-se por um Coordenador Geral, um Coordenador de Estudos e um Coordenador de Pesquisas.

Em sessão solene realizada no plenário do IAB em 03 de dezembro de 2008, sob a presidência do Dr. Paulo Saboya, foi assinado o contrato de prestação de serviços técnicos entre o IUPERJ-TEC (Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - Serviços Técnicos e Científicos) e o IAB para realização da pesquisa sobre o tema A constitucionalização das relações de trabalho no Brasil: uma pesquisa sobre a(s) política(s) de legislação sindical e de proteção ao trabalho a partir da Constituição de 1988.

O IUPERJ foi representado pelos professores Jairo Nicolau, representando seu Diretor Executivo, professor José Maurício Domingues, e Luiz Jorge Werneck Vianna e Marcelo Burgos.

O Coordenador Executivo do Centro de Estudos e Pesquisas do IAB, o ex-presidente Celso Soares qualificou a iniciativa como um grande passo para tornar realidade a realização de pesquisas pelo Instituto, enfatizando que o CEPE deverá ser o motor  da transformação do modo de ser do IAB, a fim de que se desapegue do formalismo academicista: "Começamos a dar uma caminhada no sentido da produção verdadeiramente científica de conhecimento do direito", concluiu.

A pesquisa iniciou-se em dezembro de 2008, prevista duração de onze meses.

Composição

Coordenador Executivo: Celso da Silva Soares
Coordenador de Pesquisas: Sérgio Luiz Pinheiro de Sant'Anna
Coordenador de Estudos: Carlos Jorge Sampaio Costa