Conheça o resultado da pesquisa "A Constitucionalização do Trabalho no Brasil" - Instituto dos Advogados Brasileiros | IAB
Estudos e Pesquisas

Conheça o resultado da pesquisa "A Constitucionalização do Trabalho no Brasil"



Fonte

Desenvolvida a partir de um convênio firmado em dezembro de 2008, entre o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Centro de Estudos de Direito e Sociedade (CEDES/Iuperj), a pesquisa a "A Constitucionalização do Trabalho no Brasil", busca mapear e analisar a produção normativa sobre o mundo do trabalho no Brasil, entre 1988 e 2008. Neste número especial do Boletim CEDES, apresentaremos os resultados deste trabalho.

O objetivo principal desta investigação foi o de fomentar a pesquisa empírica sobre a produção normativa na área do direito do trabalho, especialmente no sentido de se formular uma compreensão do atual estado das artes da legislação trabalhista no Brasil a partir da Constituição de 1988. Por definição, este estudo está destinado a estabelecer um processo de discussão com especialistas e interessados na matéria.

Além da análise sistemática, a pesquisa empírica também gerou um banco de dados e de informações que poderão ser úteis para novas investigações. 
 
O trabalho coordenado por Luiz Werneck Vianna (CEDES/IUPERJ) e Marcelo Burgos (CEDES/PUC-Rio) contou com a colaboração de Paula Salles, mestranda em Ciências Sociais pela PUC-Rio, e que também faz parte da coordenação da pesquisa, de Ana Paula Carvalho Soares e de Fernando Perlatto, mestres em sociologia e doutorandos em sociologia pelo IUPERJ, e de Aline dos Santos Silva, estudante de graduação em Ciências Sociais na PUC-Rio. 

Boletim do Centro de Estudos Direito e Sociedade