Quinta, 28 Fevereiro 2019 17:12

Escola Superior vai oferecer os seus primeiros cursos a partir de abril

Da esq. para a dir., Fernando Cabral Filho,  Ricardo Menezes, Carlos Eduardo Machado, Ana Tereza Basílio, Rita Cortez, Luciano Bandeira, Antonio Laért Vieira Junior, Claudio Carneiro, Ângela Mendes e Paulo Renato Fernandes Da esq. para a dir., Fernando Cabral Filho,  Ricardo Menezes, Carlos Eduardo Machado, Ana Tereza Basílio, Rita Cortez, Luciano Bandeira, Antonio Laért Vieira Junior, Claudio Carneiro, Ângela Mendes e Paulo Renato Fernandes
A Escola Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (Esiab) vai ministrar, a partir de abril, os seus primeiros cursos de atualização, que serão destinados a advogados, estudantes de Direito e profissionais de áreas afins, como contadores e gestores que prestam serviços a escritórios de advocacia. As inscrições serão abertas em março e os cursos dedicados a temas como Métodos dialógicos de composição de conflitos, Direito processual penal, Cybercrimes, Compliance, Direito cooperativo de trabalho no século XXI e Contabilidade financeira para não contadores, entre outros. A Esiab funcionará no prédio que hoje abriga as sedes da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) e do IAB, no Centro do Rio, onde também serão instaladas as novas salas de aula da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB/RJ. Além das suas atividades distintas, a Esiab e a ESA promoverão cursos em parceria. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27/2), no plenário do Instituto, pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira.
“Idealizada e criada na gestão anterior, sob a presidência de Técio Lins e Silva, a Esiab, que foi retirada do papel pela atual Diretoria e instalada, provisoriamente, no Centro Cultural do IAB, na Lapa, em agosto do ano passado, dará uma grande contribuição para o melhoramento do ensino do Direito”, destacou Rita Cortez. A presidente nacional do IAB anunciou, ainda, que a Esiab promoverá também cursos em parceria com a Escola Nacional de Advocacia (ENA) do Conselho Federal da OAB (CFOAB), que hoje tem como diretor-geral o advogado Ronnie Preuss Duarte. Em novembro do ano passado foi firmado Acordo de Cooperação Técnica assinado por Rita Cortez, o então presidente do CFOAB, Claudio Lamachia, e o diretor-geral da ENA à época, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral. “Esta é uma parceria do IAB voltada para a capacitação e qualificação de advogados de todos os estados do País”, ressaltou a presidente.

Luciano Bandeira, por sua vez, disse que o investimento na educação continuada, com o emprego de avançados recursos tecnológicos, será um dos pilares da sua gestão. “Essa é a única forma de garantir a permanência dos advogados nesse mercado de trabalho cada vez mais dinâmico”, afirmou o presidente da OAB/RJ, que acrescentou: “Vamos promover a interiorização da ESA e dar oportunidade de capacitação aos advogados de todo o estado, utilizando a tecnologia para a educação a distância”. Luciano Bandeira informou que, após o Carnaval, a sede da Caarj será transferida para o prédio da OAB/RJ e terão início as obras de instalação da ESA no seu novo endereço.

Também compuseram a mesa de trabalho o presidente da Caarj, Ricardo Menezes; o vice-diretor-geral da ESA, Fernando Cabral Filho; o secretário-geral do IAB, Carlos Eduardo Machado; o diretor-secretário Antonio Laért Vieira Junior e os diretores da Esiab Cláudio Carneiro, Angela Mendes e Paulo Renato Fernandes. Cláudio Carneiro informou que “as taxas de inscrição para os cursos ainda não foram definidas, mas serão padronizadas tendo como base a carga horária de cada um deles e terão valores um pouco abaixo dos parâmetros do mercado”. Ângela Mendes acrescentou: “A Esiab será atuante e promoverá pesquisas científicas”. Paulo Renato Fernandes destacou que “a Escola Superior do IAB é a concretização de um sonho”.

Estavam presentes no plenário o desembargador do TJRJ Luciano Silva Barreto; o procurador do Ministério Público do RJ Walberto Fernandes; o coordenador do Grupo de Interesse em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Inovação da Marinha, Joel Martins de Medeiros; os professores da UFF Edison Alvisi Neves, Plínio Lacerda e Sérgio Pauseiro; a chefe do Departamento de Dimensionamento da Uerj, Claudia Mello, e o gestor nacional dos Cursos de Direito da Universidade Estácio, Augusto Nepomuceno.