mouse

“Principium cuius hinc nobis exortia sumet, Nullam rem e nihilo gigni diuinitus umquam”

Lucrecio - De Rerum Natura - 150

Palavras da Presidente

Em homenagem ao aniversário dos 175 anos do IAB, estamos apresentando ao nosso corpo de associados o cumprimento de vários compromissos assumidos para a gestão 2018 a 2020. Um deles, extremamente gratificante, é a criação do Centro de Memórias do IAB, transformado em plataforma digital e podendo ser acessado através do nosso Portal Institucional.

À frente da Comissão Especial composta por qualificadíssimas professoras pesquisadoras, o nosso diretor de documentação e pesquisa, o Dr. Hariberto de Miranda Jordão Filho.

Nosso Portal de Memórias é um trabalho aberto, sendo alimentado cotidianamento com fatos importantes relacionados aos 175 anos de nossa história.

Nossos sócios e sócias podem participar enviando suas sugestões, trechos históricos, imagens e áudios.

“Triste do povo que não tem memória e que não conhece a evolução histórica da formação da sociedade na qual se insere.”

O Portal de Memórias não é somente uma fonte de consulta histórica para nossos associados, é um presente da nossa diretoria ao Instituto dos Advogados Brasileiros como Instituição de Cultura e Educação Jurídica mais antiga das Américas.

Rita Cortez

Uma História através do tempo

Inicialmente, dividimos os 175 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros em 3 Fases distintas. Cada uma das fases foi pesquisada exaustivamente, deste modo todos nós temos o orgulho e imenso prazer em trazer ao conhecimento público e agora em plataforma digital um pouco da nossa história.

Corresponde a fase inicial na qual 26 advogados (três formados em Coimbra inclusive Montezuma) fundaram o Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB – ainda no Império, até a data da Proclamação da República.

Trás a noticia da participação do IAB na elaboração da Constituição republicana, a promulgação do Código Civil, a atuação de Ruy Barbosa não só na Conferencia de Haia, como também na presidência do Instituto dos Advogados.

Criada a Ordem dos Advogados em 1930, sendo o advogado Levi Carneiro o último presidente do IAB e o primeiro presidente da Ordem dos Advogados, o Instituto passou a ser o órgão cultural dos advogados função que exerce com excelência para a gloria das letras jurídicas.

O passado, presente e futuro

O Instituto dos Advogados Brasileiros comemora em 2018 os seus 175 anos de existência. Foram muitos desafios até aqui, porém cada novo desafio nos incentivou a continuar colaborando com o aperfeiçoamento das instiruiçóes democráticas e na Defesa da democracia.